terça-feira, 26 de março de 2013

Nômades X Sedentários


Nômade:  Diz-se de ou aquele que não tem habitação fixa, que não se fixam em lugares durante muito tempo.
Sedentário:  Fixo, preso a um lugar:

       Não, essa não é mais uma daquelas discussões sobre seu corpo e como você tem que sempre mante-lo em movimento. Talvez, seja uma discussão sobre corpos, mas, desta vez, não o mantenha em movimento. Apenas... fique. 
       Desde sempre fui sedentária, não só nos exercícios, fui sedentária com pessoas. Tenho o hábito de permanecer. Permanecer na amizade, permanecer no amor, permanecer em uma ideia, permaneço em todas e quaisquer situações. Permaneço fixa, mesmo que já não tenha mais nada a que me segurar. 
       É aquela velha historia dos opostos se atraem que, na verdade, já virou quase uma lei, realmente funciona. Sedentários atraem nômades. Pessoas nômades. Ah, vocês... Chegam, nos encantam e criam raiz. Permanecem por um tempo, um tempo bom, bonito e regado a flores, mas sempre vão embora e, nós, como fieis sedentários permanecemos fixos em vocês. 
       Observando bem, pode-se dizer que além de sedentários somos, um tanto quanto, crédulos. Pensando na pessoa "nômade" existente na nossa vida e analisando sobre todas as coisas que sabemos dela, é de se notar que a partida já é um hábito. É como se isso fosse uma característica de sua própria personalidade, partir para eles não é um problema e acreditar que porque aconteceu conosco seria diferente também não é solução. 
       Como tudo o que é bom dura pouco, pessoas nômades também tem aquele efeito de "quero mais". Pessoas inspiradoras e sábias, aquelas que são donas de uma personalidade apaixonante e que sempre, sempre tem assuntos interessantes e nunca monótonos. Rotina é uma palavra que não existe em seus dicionários. Donos de belos sorrisos, os quais nos fazem acreditar que o para sempre, realmente será "para sempre". 
        Dessa forma, como ver um defeito em algo que cada vez parece mais satisfatório e que te surpreende todo dia? Porém, partidas deixam rastros. Talvez você olhe pra trás e lamente quando alguém disse "corra o mais rápido que puder" e você ignorou. Não porque não conhecia todas as consequências, mas porque ser sedentário também é uma característica própria da sua personalidade, se agarrar em algo mesmo que um dia isso resulte em uma queda e no meio dessa queda livre, com toda aquela adrenalina a outra pessoa se salve, mas você continua caindo, porque ainda continua agarrado em algo, algo que não existe. 
       Um beco sem saída, um caso sem resolução. É impossível saber se o errado é ser fixo ou não ser. A chave é começar a saber reconhecer, guardar um pouco das fichas para, se caso perdemos a aposta, podermos apostar em alguém que com, pelo menos, um pouco de força e vontade vai ganhar algo: Nós. 
       Em "As vantagens de ser invisível" tem uma das muitas frases que marca e faz desse filme (e livro!) maravilhoso: "nós aceitamos o amor que achamos que merecemos". Merecemos qualquer forma de amor passageira? Merecemos algo que nos envolva e depois apenas mude, nos coloque para baixo e vá embora? Eis a questão! 
       Como todo nômade que se preze, um dia ele volta ao lugar que fez morada. Porém, a mudança é constante e no dia dessa volta, talvez, não aceitemos esse amor que julgávamos merecer ou esse sedentarismo tenha nos abandonado e se transformado em liberdade, tenha sido levado com o vento e na pior das hipóteses: você se transformou no que um dia mais odiou.[...] 


      

segunda-feira, 25 de março de 2013

São Paulo Fashion Week - Verão 2013/14


Quando começou a semana de moda, esperava que fosse algo chato, que seguisse sempre a linha hiper colorida e estampada, mas me surpreendi, para falar a verdade.

Gostei muito que as cores neutras tomaram conta deste verão, mas sem deixar de ter a alegria das cores mais vivas, porém, não vi nada muito brilhoso ao extremo. Muitos estilista apostaram na mistura de cores neutras com as cores mais vivas. Gostei desta mistura, pois mantiveram as cores neutras em base ou em destaque. Notei os destaques em azul, rosa, laranja, preto, branco, verde.

As inspirações estavam bem selvagens, praianas, camponesas e "naturais". Isso se dava mais nas estampas e movimentos dos tecidos, que eram bem leves e fluídos. As obras de alguns artistas nacionais e internacionais, também fizeram a cabeça dos estilistas das marcas para suas inspirações. Apesar de ter tido alguns artistas brasileiros, senti muita presença internacional.

Os brilhos ficaram com pouca parte na semana de moda, pelo menos os brilhos metalizados de alguns tecidos. Lógico que houve, mas não se destacou como as pedras aplicadas em looks de algumas Boutiques e Grifes.

Um ponto que achei bem interessante, foi que algumas das marcas, utilizaram o tricô em suas criações em pleno verão. Falando de tecido "pesado" para o verão, o couro e o tweed estiveram presentes, porém, não é a primeira vez que eu percebo o couro no verão. 

Com estampas, algumas vezes, coloridas com a sua base em preto, branco e as duas coisas juntas, o verão 2014 virá mais elegante e sóbrio, diria, até, com ar mais sério, porém, pudemos ver peças em cores únicas. Gostei da ideia dos conjuntos que houveram para retratar os looks de cores únicas. Nas estampas, também tinha a geometria e a presença de folhas e flores.

Nas texturas, tiveram renda, bordado e alguns drapeados.

A geometria ficava por conta das aberturas nas peças, tornando os looks modernos. Para bater de frente com isso, teve também aqueles desfiles inspirados nos retrôs, algumas releituras dos anos 20 até os anos 70. Por isso, teremos a volta dos clássicos como o Scarpin, por exemplo. 

Só me perguntei uma coisa nesta semana de moda: Sério que resolveram apostas na transparência de novo, estilistas? Fora isso, foi tudo muito "inovador". Inovador, apenas pelo fato de ser verão e alguns estilistas terem usado o tricô, o couro e o tweed. 



sexta-feira, 15 de março de 2013

Line Up SPFW Verão 2013/14

É, Estilosos, infelizmente não poderei ir ao SPFW nesta temporada pq estarei trabalhando. Poderei (mal) cobrir pelo meu computador. De qualquer forma, vou tentar.

Para quem quer curtir esta temporada de perto ou pelo computador mesmo, aqui vai o Line Up!

Segunda-Feira - 18/03
17:59 Animale
18:30 Cori
20:00 Tufi Duek
21:30 Cavalera

Terça-Feira - 19/03
12:00 Adriana Degreas
15:30 Acquastudio
17:00 Ronaldo Fraga
19:30 Forum
21:00 Ellus

Quarta - Feira - 20/03
11:00 FH por Fause Haten
15:00 Fernanda Yamamoto
16:00 João Pimenta
18:00 Água de Coco
20:00 Neon
21:30 Triton

Quinta-Feira - 21/03
15:00 Alexandre Herchcovitch
16:00 Amapô
17:30 Juliana Jabour
18:30 Osklen
20:00 Samuel Cirnansck
21:30 Colcci

Sexta-Feira - 22/03
17:00 Uma Raquel Davidowicz
18:30 Têca
20:00 R.Rosner
21:30 Lino Villaventura


Aproveitem! 

Fonte: http://ffw.com.br/spfw/